Com o apoio do INR foi possível, no período de 1 janeiro a 15 de dezembro de 2020 implementar o projeto Ser+. Este projeto teve como objetivo formar cuidadores formais nas áreas relacionadas com o envelhecimento, visando capacitá-los para uma intervenção mais específica na prevenção do declínio cognitivo, da manutenção da saúde física e do bem estar emocional das pessoas apoiadas.
Criou-se um grupo-piloto com um programa de intervenção centrado no bem-estar e na promoção das várias áreas da qualidade de vida, partindo da individualidade para o sentido de pertença. Para tal, implementou-se um programa de intervenção terapêutica abrangendo sessões de psicomotricidade, terapia ocupacional, comunicação e tecnologia, psicologia, musicoterapia e arteterapia, como complemento e com continuidade na área ocupacional.
A ativação dos recursos comunitários nas áreas artística e cultural, também prevista foi suspensa e reajustado pelas condicionantes impostas pela situação pandémica vivida.
A formação realizada teve subsequente acompanhamento, observação e avaliação da formadora com feedback e reflexão com toda a equipa envolvida.
Pretendemos continuar a levar a cabo esta dinâmica, mesmo após período formal de terminus do projeto, pela sua pertinência e impacto para as Pessoas Apoiadas.
Este projeto foi cofinanciado pelo Programa de Financiamento a Projetos do INR, I.P.