Projeto Ser+

Com o apoio do INR foi possível, no período de 1 janeiro a 15 de dezembro de 2020 implementar o projeto Ser+. Este projeto teve como objetivo formar cuidadores formais nas áreas relacionadas com o envelhecimento, visando capacitá-los para uma intervenção mais específica na prevenção do declínio cognitivo, da manutenção da saúde física e do bem estar emocional das pessoas apoiadas.

Criou-se um grupo-piloto com um programa de intervenção centrado no bem-estar e na promoção das várias áreas da qualidade de vida, partindo da individualidade para o sentido de pertença. Para tal, implementou-se um programa de intervenção terapêutica abrangendo sessões de psicomotricidade, terapia ocupacional, comunicação e tecnologia, psicologia, musicoterapia e arteterapia, como complemento e com continuidade na área ocupacional.

A ativação dos recursos comunitários nas áreas artística e cultural, também prevista foi suspensa e reajustado pelas condicionantes impostas pela situação pandémica vivida.

A formação realizada teve subsequente acompanhamento, observação e avaliação da formadora com feedback e reflexão com toda a equipa envolvida.

Pretendemos continuar a levar a cabo esta dinâmica, mesmo após período formal de terminus do projeto, pela sua pertinência e impacto para as Pessoas Apoiadas.

Este projeto foi cofinanciado pelo Programa de Financiamento a Projetos do INR, I.P.

Print Friendly, PDF & Email

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>