Projeto TIME BANKING

Em novembro, o Projeto CAPABILITY-TB (Capacitar para os Bancos de Tempo) foi lançado para melhorar a inclusão e a participação de pessoas com deficiência por meio do TimeBanking/Bancos do Tempo [2020-2022].

A União Europeia, através do cofinanciamento deste projeto enquadrado pelo Programa Erasmus+, oferece-nos a oportunidade de enfrentar um novo desafio para aumentar as competências de pessoas com deficiência, familiares, profissionais e outros atores sociais, criando soluções inovadoras para descobrir as suas competências através de um modelo potenciador da inclusão social e comunitária baseado na Economia Solidária.

O projeto CAPABILITY-TB, coordenado pela AMICA (Espanha), será desenvolvido em conjunto com outras entidades europeias de referência no domínio da deficiência, tais como COPAVA (Espanha), CECD Mira Sintra (Portugal), CSS Forlí (Itália), EDRA (Grécia); especialistas em economia solidária: FORBA (Áustria) e em metodologias de e-learning: IED (Grécia).

CAPABILITY-TB vai aumentar as oportunidades de participação e inclusão de pessoas com deficiência e sua rede de apoio por meio dos seguintes objetivos:

· Motivar para o uso de plataformas de Banco de Tempo.

· Promover o autoconhecimento e a descoberta de capacidades.

· Aumentar a participação em redes sociais estruturadas por meio de Bancos de Tempo.

· Promover o apoio mútuo para a promoção do intercâmbio entre diferentes pessoas com diferentes capacidades.

· Promover o acesso fácil e econômico a bens e serviços.

· Promover a participação de apoios por meio da cooperação efetiva com pessoas com deficiência em Bancos de Tempo.

· Desenvolver competências digitais gerais e específicas relacionadas com as plataformas online de Bancos do Tempo

A primeira reunião virtual do Consórcio foi realizada nos dias 23 e 24 de novembro de 2020. Essa reunião teve como foco o desenvolvimento dos seguintes temas:

· Apresentação de parceiros.

· Revisão do plano geral do projeto, tarefas, objetivos, produtos e responsabilidades.

· Análise e reflexão sobre o funcionamento dos Bancos de Tempo e organização do plano de trabalho para os próximos meses.

· Partilha de outros aspetos técnicos relevantes para o projeto (gestão administrativa e financeira, estratégia de comunicação e divulgação e gestão da qualidade e risco do projeto).

O balanço da reunião foi muito satisfatório, pois o nível de participação e colaboração por parte dos parceiros foi muito alto.

Se quiser ter notícias atualizadas sobre a evolução do projeto, pode acompanhar o CAPABILITY-TB através das redes sociais Facebook, Instagram, Twitter e Canal do YouTube, bem como através das redes sociais de cada uma das entidades participantes.

Caso pretenda pode também entrar em contato connosco através do seguinte endereço de e-mail: capacitytb@gmail.com

Este projeto foi financiado com o apoio da Comissão Europeia.

Esta publicação reflete apenas as opiniões do autor, e a Comissão não pode ser responsabilizada por qualquer uso que possa ser feito das informações nela contidas.

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