IE+

Nos dias 8 e 9 de março de 2018, ocorreu em Bruxelas, o lançamento do Projeto IE+: "Promover atitudes positivas e práticas baseadas em evidências para a educação inclusiva" - Promoting positive attitudes and evidence-based policy for inclusive education (IE+), que tem como objetivo a facilitação para a transição de uma maior inclusão dos ambientes educativos.

Financiado pelo programa Erasmus+, o projeto que decorrerá durante 3 anos, tem como foco a facilitação do acesso às escolas de ensino regular ao envolver quem decide (decisores políticos e agentes educativos) com informação, capacitação e ferramentas que permitirão a tomada de decisões e medidas com base em evidências.

Reunindo 7 parceiros da Bélgica, Bulgária, Grécia, Espanha e Portugal, a reunião de lançamento, permitiu ao atual consórcio a oportunidade de discutir os seus objetivos e ambições para o projeto e como poderão ser atingidos.

O consórcio é também constituído por duas redes europeias, duas universidades e três organizações prestadoras de apoio. Juntos, com a European Association of Service providers for Persons with Disabilities, Inclusion Europe, Ghent University, a University of Salamanca, a National Association of Resource Teachers in Bulgaria, Kentro Koinonikis Frontidas Atomon Me Noitiki Ysterisi e Centro de Educação para o Cidadão com Deficiência, irão:

  • Fazer investigação para a criação de uma medida de avaliação económica e social dos benefícios de uma educação inclusiva;
  • Criar uma ferramenta de treino e aprendizagem envolvendo diretamente os prestadores de apoio educativos e as autoridades locais;
  • Criar Redes Nacionais de Grupos (NNG) de conhecimento sobre educação inclusiva de forma a garantir a sustentabilidade futura dos resultados do projeto.

Para saber mais sobre o projeto visite a página da EASPD (European Association of Service providers for Persons with Disabilities).

Para qualquer questão, por favor contacte Miguel Valles – miguel.valles@cecd.pt

This project has received funding from the European Union’s Erasmus+ under grant agreement No. 2017-3338/001-001